Skip to content
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DA PESQUISA E AÇÃO
facebook
GEEMPA
Call Support 51 3332 9292
Email Support geempa@seagreen-mink-873341.hostingersite.com
Location Porto Alegre e Mais
  • O GEEMPA
    • SOBRE O GEEMPA
    • SEDES DO GEEMPA
    • IDEIAS CENTRAIS
  • EVENTOS
  • PROJETOS DE PESQUISA
  • TEXTOS
  • PUBLICAÇÕES
  • PARTICIPANTES
    • NÚCLEOS
    • IN MEMORIAM
  • CONTATO
  • CERTIFICADOS
    • 2021
      • CURSO SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
      • FORMAÇÃO PÓS-CONSTRUTIVISTA PARA ALFABETIZAÇÃO PARCERIA GEEMPA E MUNICÍPIO DE GUAPORÉ
    • 2020
      • CURSO: 1º CURSO ON LINE DE ALFABETIZAÇÃO PÓS-CONSTRUTIVISTA “DEMOCRATIZAR A ALFABETIZAÇÃO PARA ALFABETIZAR A DEMOCRACIA”
      • CURSO: PRÉ IV COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
    • EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
      • Josiane Martins Soares atuou como assessora pedagógica do GEEMPA, nos anos de 2010 a abril de 2022
      • Josiane Martins Soares atuou como Presidente do GEEMPA durante o biênio 2020-2022
  • LOJA GEEMPA

A DIDÁTICA é uma ciência novíssima

Home > #Home Cursos e Eventos > A DIDÁTICA é uma ciência novíssima

A DIDÁTICA é uma ciência novíssima

Posted on 30/04/201810/05/2018 by Esther Pillar
0

A DIDÁTICA é uma ciência novíssima

Isso acontece cada vez que no dinamismo essencial da construção de conhecimentos se consegue um avanço estrutural. O dinamismo que caracteriza os saberes fazem deles o que há de mais obsoleto no mundo. Os conhecimentos envelhecem e morrem.

Foi o que aconteceu em Física com a relatividade e com a teoria quântica.

Foi o que aconteceu em medicina com a descoberta dos micróbios.

Foi o que aconteceu na astronomia quando Copérnico e Galileu constaram que era a terra que girava em torno do sol e não o contrário.

Foi o que aconteceu na psicologia com a descoberta do inconsciente…

E assim por diante, agora e sempre, na tentativa de entender a realidade, acontecerão mudanças.

Nas ciências da educação  a descoberta de que o processo de aprender tem lógica diferente daquela que preside a explicitação dos conhecimentos científicos, mexe com tudo que até então se pensava nessa área.

A constatação de Regine Dounady, nos idos de 1980, de que “não se aprende primeiro a teoria para posteriormente aplicá-la, mas se forja a teoria na dinâmica da resolução de problemas que a envolvem” devia provocar uma ruptura com o ensino convencional, que infelizmente até hoje  não aconteceu. Sua tese de doutorado foi a da inversão do binômio  sujeito/objeto, no sentido até então vigente – em aprendendo /eu aplico. Não, primeiro se opera e a partir dessa ação é que se aprende.

Na esteira de Regine Dounady, ou melhor na esteira de uma grande comunidade internacional de pensadores, a respeito do aprender, inicialmente em matemática,  em múltiplas trocas, contribuíram para que  Gérard Vergnaud chegasse à Teoria dos Campos Conceituais. Ela é capaz de abrir um novo e surpreendente caminho para as ciências da educação. Por isso, a Didática é uma ciência novíssima.

Publicações

  • Apresentação
  • Normas
  • Expediente
  • Edições anteriores


Links rápidos

Compra de Livros e Materiais
Compra de Ingressos
Conheça o GEEMPA
Projetos de Pesquisa
Inscrições para eventos
Termos de uso

Presidência

Porto Alegre
51 3226 4485 ou 51 3332 9292
geempa@seagreen-mink-873341.hostingersite.com
© 2023 Orni | GEEMPA | WordPress Theme: Enlighten