Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais

Apresentação

As descobertas científicas da Teoria dos Campos Conceituais, elaborada por
Doutor Gérard Vergnaud, são surpreendentes e animadoras face à generalizada crise de
aprendizagens, sobretudo escolares e acadêmicas. Elas modificam a cena ensinante
radicalmente. Constatar que não se aprende por explicações, mas por situações que
afetam e provocam tem uma potencialidade estupenda.
O II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais que contou
com a preciosa participação do professor Doutor Gérard Vergnaud, na primeira semana
de dezembro, em Porto Alegre, foi uma oportunidade ímpar para a apropriação de tão
rica e nova vertente científica.
O evento teve também a intenção de situar essa inédita teoria no contexto atual
em que, com Milton Santos, nos damos conta de que a Humanidade ainda não começou.
Por isso, o Colóquio teve a participação de representantes das artes e da cultura, pela
sua capacidade de explicar ou até antecipar as complexidades das nossas problemáticas
existenciais. Foi propósito da equipe organizadora que a estrutura do II Colóquio fosse a
mais próxima dos desejos de aprender dos participantes. Para isto foram publicados
livros com inúmeros textos sobre a Teoria dos Campos Conceituais de autoria
principalmente do próprio doutor Gérard Vergnaud e aconteceram momentos no
Colóquio para que os participantes pudessem trazer suas incompreensões ou dúvidas
sobre eles.
O objetivo conceitual do II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos
Conceituais foi de ampliar a compreensão sobre a riqueza revolucionária desta Teoria
para a vida humana, porque VIVER É APRENDER e a Teoria dos Campos Conceituais
revela como realmente se dão as aprendizagens.
Os anais aqui apresentados são compostos das aulas proferidas pelo Doutor
Gérard Vergnaud, a entrevista concedida por doutra Sara Pain, relatórios das oficinas de
Alfabetização e Matemática, comunicações científicas e fotografias que visam ilustrar
alguns momentos do evento.
Esperamos que a leitura dos anais sirva de instrumento para aproximação com a
Teoria dos Campos Conceituais e suas profícuas descobertas no processo de
aprendizagem, assim como, a produção de novos trabalhos e pesquisas a serem

socializados no III Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais a ser
realizado na primeira quinzena de novembro de 2018.

Dra. Esther Pillar Grossi
Coordenadora geral do Cóloquio