Cada pessoa é um universo
Cada pessoa é uma unidade absoluta. Por isso, para seres humanos, a única estatística que vale é cem por cento (100%). Somente tal estatística é digna. Cada pessoa é um universo e universo é tudo o que existe, nos ensina o dicionário. Esta é a experiência que se tem, sobretudo diante de quem amamos.
Foi assim que argumentei para Deborah Colker quando ela estava pensando que seria injusto organizar um movimento internacional em torno da doença do Théo, seu neto, a qual é rara e atinge muito menos que outras enfermidades tão espalhadas pelo mundo: Deborah, cada pessoa é um universo!!
Os 13 anos do Centro de Movimento que Deborah coordena foram festejados por seus 280 alunos coreografando esta certeza – Cada pessoa é um universo!!
Queremos, como uma atividade cultural do III Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais uma amostra desse balé, em Brasília e queremos também a Deborah lá para ajudar a pensar sobre as essencialidades da vida, das quais se ocupa a Teoria dos Campos Conceituais.
Repetindo: Por que cada pessoa é uma unidade absoluta, para seres humanos a única estatística válida é 100%. Particularmente para a construção de conhecimentos. Ninguém pode ficar dela excluído, porque, o conhecimento é prerrogativa e direto de todos.